20th nov2006

Mostra de cinema exibirá filmes sobre direitos humanos

por admin
Colocar em pauta a discussão sobre direitos humanos é o objetivo da primeira Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. Promovido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, o evento visa reafirmar, por meio da arte, as liberdades fundamentais do ser humano, sem distinção de raça, sexo ou religião.

Com caráter não-competitivo, a mostra ocorre entre os dias 1º e 17 de dezembro em quatro capitais: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Recife (PE). Ao todo, serão exibidos 28 filmes brasileiros e de mais nove países sul-americanos – a maior parte documentários, selecionados pelo curador Amir Labaki.

O evento tem patrocínio da Petrobras, além da parceria do Ministério das Relações Exteriores, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP). Os realizadores ainda estão recebendo curta-metragens para serem exibidos no início das sessões.

A primeira capital a receber a mostra será São Paulo, onde os filmes serão veiculados entre 1º e 10 de dezembro. Em Brasília, a mostra ocorrerá entre os dias 5 e 11. No Rio de Janeiro, as exibições serão de 7 a 13 de dezembro, e no Recife, de 10 a 17. A entrada é gratuita.

Os filmes, todos inéditos comercialmente no Brasil e produzidos desde janeiro de 2003, têm como foco a questão dos direitos humanos em toda a sua abrangência. Histórias de marginalizados, sem-terra, moradores de rua, idosos, homossexuais e desempregados, dentre outras, serão exibidas na mostra. Dentre os longa-metragens, 10 são brasileiros e tratam de temas que variam da ditadura militar à questão indígena.

A idéia do governo é fazer edições anuais da mostra. Na avaliação do ministro Paulo Vanucchi, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, esse tipo de evento é importante para dar visibilidade ao tema. “Por meio do cinema, o público pode se livrar da idéia errônea de que falar em direitos humanos significa defender bandidos”.

Além dos filmes, em cada uma das cidades haverá um debate com Vannuchi, autoridades e militantes da área. “Queremos usar a cultura para promover uma ampla discussão sobre a defesa do cidadão e o combate a todos os tipos de exclusão”, diz o ministro.

Em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, está previsto um show no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Comandada pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, a apresentação contará com a participação de núcleos de rap e da Orquestra Sinfônica da Petrobras.

Em Brasília, a abertura ocorrerá em uma cerimônia para convidados no Palácio do Itamaraty e coincidirá com o início da 6ª Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do Mercosul. Nos dias 5 e 6, representantes dos países membros do bloco vão trocar experiências bem-sucedidas e analisar questões relativas à promoção dos direitos humanos na região.

Em algumas sessões, haverá a distribuição prévia de ingressos para o público retratado nos filmes. “Em São Paulo, por exemplo, ocorrerá uma exibição a meninos de rua amparados pela Pastoral dos Menores”, acrescenta Marília Andrade, assessora especial da Secretaria de Direitos Humanos e coordenadora da mostra. “Essa é uma iniciativa importante para que a mostra também chegue a essa parcela da população”.

Quem perder a mostra poderá ter mais uma chance de ver os filmes. Segundo Vannuchi, a Radiobrás se comprometeu a veicular os longa-metragens em 2007 nas televisões públicas de todo o Brasil. “A exibição na tevê, na verdade, só depende da vontade dos diretores de cada filme”.

Mais informações sobre a seleção de filmes e a programação do evento podem ser obtidas pelo site www.cinedireitoshumanos.org.br.

Confira os locais de exibição dos filmes:

São Paulo (1º a 10 de dezembro)
Sala Cinemateca
Largo Senador Raul Cardoso, 207
Vila Mariana
Telefone: (11) 5084-2177Cine Sesc
Rua Augusta, 2.075
Cerqueira César
Telefone: (11) 3082-0213

Brasília (5 a 11 de dezembro)
Cine Academia
Setor de Clubes Sul, Trecho 4
Telefone: (61) 3316-6370

Rio de Janeiro (7 a 13 de dezembro)
Caixa Cultural
Avenida Almirante Barroso, 25
Telefone: (21) 2262-8152

Recife (10 a 17 de dezembro)
Fundação Joaquim Nabuco
Avenida Dezessete de Agosto, 2.187
Telefone: (81) 3073-6363

Fonte: JC Online (Cidadania)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *